Transformações no Espaço Geográfico

                O crescimento demográfico mineiro, associado às transformações por que passou a economia do país e do Estado, refletiu-se de maneira notável sobre o uso de seus recursos hídricos nas últimas décadas. O desenvolvimento de alguns setores usuários de água trouxe consigo três condicionantes que conduziram a novos modelos de planejamento e gestão dos Recursos Hídricos. Essas condicionantes foram os balanços hídricos em situação de desconforto, a poluição continuada dos corpos d’água e os conflitos entre usuários competidores pela água.

              Assim como a sua história, a geografia de Minas Gerais varia muito de uma região para outra. Planaltos, depressões, vales, serras, picos, cavernas, rios e cachoeiras alternam-se com bonitos campos ondulados, lagos, florestas, afloramentos minerais e coberturas vegetais as mais diversas. Belas paisagens, terras férteis e generosas, habitadas por um povo hospitaleiro. Assim é Minas Gerais, este rico estado situado na porção noroeste da região Sudeste do Brasil, entre os paralelos de 14º 13’ 58” e 22º 54’ 00” de latitude sul e os meridianos de 39º 51’ 32” e 51º 02’ 35” a oeste de Greenwich.  Nesta região, concentram-se 43% da população do país, cerca de 60% do PIB nacional e a parcela mais significativa do mercado consumidor brasileiro.

                Estado de maior extensão da região Sudeste, Minas possui uma área total de 586.552,4 km2, que corresponde a 7% do território nacional, aproximadamente. Da área total, 5.030 km são constituídos de lagos e rios. Desfrutando de uma privilegiada centralidade geográfica, limita-se com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e com o Distrito Federal. Esses limites perfazem 4.727 km de extensão da linha divisória do Estado, dos quais 1.300 km somente com São Paulo.

                Com 18 milhões de habitantes, aproximadamente, Minas Gerais é o estado brasileiro que tem o maior número de municípios: são 853 agrupados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -  em doze mesorregiões geográficas que se subdividem em microrregiões homogêneas.

                O Estado se orgulha de possuir muitos municípios expressivos, seja no contexto industrial e tecnológico, no comercial ou no agropecuário, seja pelas riquezas naturais e culturais. Em muitos deles, a atividade turística vem recebendo uma maior atenção por parte das administrações municipais, de segmentos empresariais e das comunidades locais.

                A infra-estrutura existente torna Minas Gerais a principal intersecção rodoviária e ferroviária do país, cuja logística permite rápido acesso aos mercados nacional e internacional, já que dispõe de cinco estações aduaneiras do interior e do Aeroporto Internacional de Confins, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de vários outros com pistas pavimentadas espalhados pelo interior.

 Pesquisado e elaborado por: Ludmila Lima

Bibliografia

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode