Povoamento

 

Estudos desenvolvidos pelo historiador e antropólogo João Batista Costa concluíram que o inicio do povoamento mineiro ocorreu na antiga Morrinhos, atual cidade de Matias Cardoso, em data incerta, fundado pelo bandeirante Mathias Cardoso de Almeida. O que chama a atenção nessa história é que, segundo o historiador João Batista Costa, o município norte - mineiro foi fundado em 1695, um ano antes de Mariana, embora esta seja considerada o berço da ocupação mineira.

Seguindo em direção ao interior a procura de metais e pedras preciosas grupos de bandeirantes paulistas ocuparam a região no século XVI, mais tarde chamada Minas Gerais. Os primeiros povoados surgiram nas montanhas no final do século XVII e início do XVIII, bem como, a descoberta de novas minas. Outro forte fator de crescimento das cidades de Minas Gerais foi a criação de uma lei que previa uma series de facilidades para a imigração estrangeira a partir de julho de 1892. Ao mesmo tempo, em Gênova, Itália, foi criada “Superintendência de Emigração na Europa" onde desencadeou a vinda de portugueses, espanhóis e uma grande maioria de italianos.

Cerca de cinqüenta mil italianos que imigraram para as Minas Gerais, contribuiram positivamente para o desenvolvimento dessa região. Os imigrantes e seus descendentes contribuíram ativamente para o aperfeiçoamento da agricultura, urbanização, da indústria, do comércio e da identidade cultural do estado, e foi abrindo caminhos para que o estado fosse oque ele é hoje.

 

Pesquisado por: Paula Garcia Brentan

Bibliografia

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode