Economia hoje

Diferentemente da época em que reinava a extração de ouro, hoje Minas Gerais é o terceiro estado mais rico da Federação, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Vamos falar, primeiramente, dos três setores "básicos":

- Setor primário (agropecuária):
 Na agricultura, apresentam maior destaque no Estado a produção de cana-de-açúcar, café, soja, milho, abacaxi, cebola, feijão e banana. Na pecuária, os maiores desempenhos são da bovinocultura de corte, suinocultura, avicultura e a produção de leite.

- Setor secundário (indústrias em geral):

   -> Indústria:
 Minas Gerais possui o terceiro maior parque industrial do país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Os principais tipos de indústrias que atuam no estado são extrativa (mineração), metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não-metálicos[18].
 As regiões em que a indústria apresenta maior destaque são Central, Rio Doce (Leste), Zona da Mata, Sul e Triângulo.

   -> Energia:
 Além da capacidade de geração instalada, Minas Gerais é importante no campo energético do Brasil pelo fato dos rios de maior potencincial hidroelétrico do país nascerem no estado, incluive os rios que abastecem a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
 A principal concessionária de energia elétrica do Estado - distribui eletricidade para 97% do Estado - é a Companhia Energética de Minas Gerais S/A (CEMIG), que tem como maior acionista o Governo de Minas Gerais. A área de concessão da CEMIG compreende 774 das 853 municipalidades mineiras.

-Setor terciário (comércio em geral):

   -> Tecnologia:
 Minas Gerais se destaca como um dos principais polos nacionais da indústria da tecnologia em eletrônica e telecomunicações[carece de fontes?], exemplo disso é a cidade de Santa Rita do Sapucaí que ficou conhecida como "Vale do Silício" brasileiro. Além da cidade de Santa Rita, há o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, mais conhecido como BH-TEC é um projeto em fase de implantação que pretende expandir a oferta de mão de obra especializada para o setor.

   -> Turismo:
 Dentre as políticas estaduais em vigor para o turismo, uma importante diretriz é a regionalização. Assim, o setor público, visando o desenvolvimento turístico de Minas, vem investindo em seus municípios, organizando-os em conjuntos denominados Circuitos Turísticos.

 

Pesquisado e Elaborado por: Rian Daniel Santa Croce

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode